Artigos

Como confortar alguém de luto? Saiba o que fazer para ajudar

Como confortar alguém de luto

Perder um ente especial nunca é um momento fácil. Inclusive, muitas vezes, não sabemos o que dizer para confortar uma pessoa.

Por isso, elaboramos este conteúdo para dar dicas de como confortar alguém de luto.

Também mostraremos o que você deve evitar nesses momentos.

Vamos lá?


Quais são as 5 fases do luto?

As 5 fases do luto incluem:

  • negação: quando a pessoa tem dificuldade em aceitar a realidade do que aconteceu e essa fase funciona como um mecanismo de defesa para amortecer o impacto inicial da perda do ente querido;
  • raiva: essa fase vem depois que a negação começa a sumir e, normalmente, carrega sensações de injustiça e impotência;
  • barganha: representa o momento em que a pessoa tenta pensar em cenários possíveis para minimizar a perda, como se agarrar na esperança de que algo poderia ter sido diferente ou fazer promessas;
  • depressão: fase em que a realidade se instala e a pessoa pode se sentir desamparada e muito triste. Costuma ser um momento de introspecção profunda.
  • aceitação: a aceitação representa a fase em que a pessoa começa a procurar um caminho para seguir em frente e viver com a perda. Ou seja, reorganizar os momentos e traçar um novo rumo da vida.

O modelo das 5 fases do luto foi desenvolvido pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Ross, que tem o objetivo de descrever o processo pelo qual muitas pessoas passam ao enfrentar o luto, de forma geral.

É importante ressaltar que cada etapa é única e todos podem experimentá-las de maneiras diferentes. Isso quer dizer que não existe uma ordem rígida ou tempo específico para elas.

Se você quer saber como confortar alguém de luto, conhecer essas fases pode ajudar a oferecer um apoio mais adequado e sensível.

Como confortar alguém de luto?

O luto não é um processo linear e cada um lida com ele de um jeito específico. Logo, confortar alguém exige muita sensibilidade e empatia.

Afinal, nunca saberemos exatamente o que a pessoa está sentindo ou o que ela precisa.

Então, acompanhe algumas dicas de como confortar alguém de luto:

1. Seja presente, mas respeitoso

Uma das melhores maneiras de como confortar alguém de luto é oferecer companhia e apoio, mas com respeito aos espaços da pessoa.

É normal que a gente sinta a necessidade de falar alguma coisa para preencher o silêncio ou tentar consolar alguém. Então, soltamos frases como “sei como você se sente” ou “vai passar”. 

No entanto, por mais que essas expressões sejam bem-intencionadas, podem não refletir a complexidade do luto.

Por isso, às vezes, a presença é o maior conforto que podemos oferecer.

Então, respeite o tempo da pessoa e entenda que o simples ato de estar ao lado dela já pode ser um grande apoio.

como confortar alguém de luto

2. Escute com empatia

Dê um espaço seguro e confortável para a pessoa expressar os sentimentos e emoções do momento.

Ouvir com atenção e demonstrar empatia pode ser extremamente reconfortante durante o luto.

Pode ser que a pessoa não queira falar muito ou pareça distante. Você até pode perguntar como ela está se sentindo no momento ou se precisa de alguma coisa. 

Mas lembre-se de respeitar o tempo e o espaço dela, caso prefira não compartilhar nada.

3. Ofereça ajuda prática

O luto é um momento que demanda muita energia emocional e isso pode deixar a pessoa sobrecarregada com as atividades do dia a dia.

Sendo assim, outra forma de como confortar alguém de luto é oferecer ajuda para diferentes tarefas, como:

  • preparar refeições;
  • cuidar da casa;
  • lidar com algum compromisso burocrático;
  • fazer compras.

Além disso, esteja disponível para ouvir e apoiar nas decisões práticas que precisam ser tomadas, como organizar o funeral, lidar com questões financeiras ou tratar de documentos legais. 

Toda essa ajuda é de suma importância para aliviar o fardo emocional e permite que a pessoa se concentre no processo de luto.

4. Evite frases clichês

Você já escutou as seguintes frases? 

  • “ele está em um lugar melhor”;
  • “tudo acontece por uma razão”.

É certo que elas sempre são ditas na melhor das intenções, mas frases clichês como essas não conseguem captar a dor e o momento delicado que é o luto.

Como falamos antes, esse período é vivenciado de jeitos diferentes pelas pessoas. Neste sentido, frases clichês e mais genéricas podem soar superficiais ou até mesmo insensíveis.

Então, em vez de recorrer a clichês, pense no que dizer para confortar uma pessoa de forma mais autêntica e significativa.

Se você é uma pessoa mais tímida e tem dificuldades em expressar as suas emoções, você pode escrever um texto para consolar uma pessoa que perdeu alguém.

Leia também: Como escrever uma nota de falecimento com sensibilidade e respeito: guia completo!

O que não fazer ao confortar alguém de luto

como confortar alguém de luto

Saber como confortar alguém de luto também envolve evitar algumas atividades que podem ser insensíveis ou prejudiciais, como:

  • minimizar a dor da pessoa;
  • criticar os sentimentos da pessoa;
  • insistir em oferecer conselhos;
  • comparar experiências de luto;
  • desviar o assunto sobre o luto sempre que ele é mencionado.

No geral, é importante que você demonstre empatia, compaixão e disponibilidade para apoio emocional e prático, sempre com respeito aos sentimentos e tempo da pessoa.

Se quiser prestar uma homenagem única e memorável, você pode contar com a Coroa de Flores Nobre.

Trabalhamos com a entrega e faixa de homenagem gratuita para que você consiga expressar os seus sentimentos de maneira empática.

Nossas Coroas de Flores Nobre são elaboradas com cuidado e dedicação, utilizando flores frescas e selecionadas para transmitir respeito e carinho à memória do ente querido.

Acesse o site da Coroa de Flores Nobre e faça uma homenagem inesquecível.

Conclusão

Esperamos ter oferecido orientações úteis de como confortar alguém de luto para que você consiga ajudar e apoiar aqueles que estão passando por esse momento delicado.

Independentemente de qualquer coisa, lembre-se de agir com respeito, compaixão e atento ao processo de luto de cada pessoa.

Por fim, todo apoio pode fazer uma enorme diferença na vida de alguém que está vivendo um luto.

Conte com a Coroa de Flores Nobres para homenagens significativas!

1 thoughts on “Como confortar alguém de luto? Saiba o que fazer para ajudar

Comments are closed.